Ciência e sociedade

'Façanha neolítica de engenharia': escavações no Reino Unido revelam ruínas de enorme túmulo (FOTO)

Nas ilhas escocesas de Orkney foram encontradas as ruínas de um túmulo de 5.000 anos de idade em uma estrutura que reflete o ápice da engenharia neolítica no norte da Inglaterra, escreve o jornal The Guardian.
Sputnik
As ilhas Orkney ficam 15 km ao norte da costa da Escócia. Um arquipélago abriga os monumentos e ruínas neolíticas mais importantes da Europa Ocidental.
Assim, 14 esqueletos articulados de homens, mulheres e crianças - dois deles dispostos como se estivessem se abraçando - foram encontrados em uma das seis celas ou salas laterais.
Um dos chefes das escavações, Hugo Anderson-Wymark, curador sênior do Departamento dos Tempos pré-históricos (Neolítico) nos Museus Nacionais da Escócia, lembrou a "incrível emoção" quando os cientistas removeram o solo e foram capazes de ver o esboço geral do túmulo redondo com uma câmera retangular, cercada por seis compartimentos com fundos curvos.
De 5.000 anos, túmulo com 14 esqueletos humanos é desenterrado na Inglaterra

"Sete ou oito metros no interior é realmente grande. Tínhamos encontrado não só o túmulo, mas também esqueletos articulados in situ - a cereja no topo do bolo", disse ele.

Além disso, ele notou a construção incomum do túmulo que "é realmente uma façanha de engenharia".

"O túmulo teria sido uma característica imensa na paisagem quando foi originalmente construído, e o trabalho em pedra no interior teria sido muito impressionante."

Ao mesmo tempo, observa-se que um pequeno motivo sobrevive - três linhas e outros arranhões esculpidos na parte de trás de uma das pedras.
Com a análise de DNA e outras pesquisas, agora é possível determinar se todas as pessoas enterradas lá eram parentes e sua relação com outras tumbas das ilhas escocesas de Orkney, algumas das quais podem ter sido usadas por gerações ou centenas de anos.
Misteriosas bolas de pedra são encontradas em tumba milenar na Escócia (FOTOS)
Comentar