A Rússia concorda com as palavras de Joe Biden, presidente norte-americano, sobre a necessidade de uma nova ordem mundial, mas os EUA não ocuparão o centro do palco, disse Dmitry Peskov, porta-voz presidencial russo.
"Concordamos absolutamente com o senhor Biden. De fato, o mundo precisa de uma nova ordem mundial baseada em princípios bastante diferentes, livre de tentativas de concentrar todos os mecanismos de governança mundial nas mãos de um Estado, livre de tentativas de impor sua vontade e suas decisões a outros países", disse ele.
Ao mesmo tempo, Peskov observou que a Rússia discorda da declaração do presidente americano de que os EUA são capazes de construir um mundo assim.
"[…] Porque os Estados Unidos, de uma forma ou de outra, qualquer que seja a ordem de que falam, […] se referem a uma ordem americocêntrica, ou seja, um mundo que gira em torno dos Estados Unidos. Esse não será mais o caso", explicou o alto funcionário russo.
Segundo Dmitry Peskov, a nova ordem mundial deve se basear no direito internacional, no respeito e no benefício mútuos, bem como na não interferência nos assuntos internos uns dos outros.
Biden declarou no sábado (21) que a humanidade precisa de uma nova ordem mundial, e "os Estados Unidos serão capazes de construí-la". Segundo o mandatário, por 50 anos a anterior ordem "funcionou muito bem".
Vladimir Putin, presidente da Rússia, tem criticado repetidamente a "ordem mundial baseada em regras" promovida pelo Ocidente. Segundo ele, os defensores dessa abordagem podem inventá-las de caso a caso para seu próprio benefício.