Especificamente, os alvos foram no assentamento de Netailovo, às 10h00 (horário local, 04h00 no horário de Brasília).
Anteriormente, às 08h50, as forças ucranianas também dispararam três projéteis semelhantes contra dois distritos de Donetsk – Kuibyshevsky e Kievsky.
Além disso, segundo as autoridades, entre 09h00 e 10h20, os militares ucranianos bombardearam os territórios de Donetsk com artilharia fornecida pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em intervalos de cinco a dez minutos, com o total de 26 projéteis.
O distrito de Kuibyshevsky está localizado no oeste de Donetsk, enquanto Kievsky está localizado na parte norte da cidade.
Desde 2014, quando a RPD declarou a independência de Kiev, o distrito tem sido regularmente bombardeado pelas forças de segurança ucranianas.
A região norte do distrito abriga o aeroporto da cidade, infraestrutura completamente destruída em consequência de meses de combate entre militares ucranianos ali sitiados e as milícias de Donetsk.
Em 7 de julho de 2023, os Estados Unidos confirmaram que enviaram o armamento de fragmentação para a Ucrânia, proibido em mais de 100 países devido aos grandes danos que causam à população.
Anteriormente, a Rússia havia se manifestado contra o envio de munições cluster. O uso dessas munições pelas forças ucranianas contra civis foi confirmada por organizações não governamentais, como a Human Rights Watch.