Os rifles estão equipados com sistemas inteligentes de mira ótica e de imagem térmica, especialmente projetados para isso, e "irão em breve para uma das unidades militares especiais das Forças Aerotransportadas", informou a empresa, que faz parte do Escritório de Projetos de Construção de Instrumentos de Tula (KBP, na sigla em russo), empresa multidisciplinar da indústria de defesa russa, que controla o TSKIB SOO.
Os primeiros lotes de fuzis chegaram ao front para unidades voluntárias entre o final de março e o início de abril de 2022, confirmando sua alta confiabilidade por meio de relatos dos soldados que estão na linha de frente dos combates sobre a qualidades dos rifles.
De acordo com dados oficiais do fabricante, o MTs-566 tem a maior taxa de precisão entre os rifles automáticos russos 0,5 MOA (minuto de ângulo, na sigla em inglês), unidade de medida para precisão de tiro a uma distância de 91,44 metros. A precisão de 0,5 MOA significa que o tiro desviou apenas 1,27 cm do ponto de mira.