Em setembro, a mídia ocidental escreveu sobre o "desaparecimento" do ministro, alegando que teria estado sob investigação sobre um caso de corrupção.
"Li Shangfu foi removido do cargo do Ministério da Defesa e [de posição de] membro do Conselho de Estado da China", observa-se no comunicado da mídia estatal, após sessão do Congresso Nacional do Povo da República Popular da China.
O ex-ministro da Defesa chinês não apareceu em eventos públicos desde seu discurso no Fórum China-África sobre Paz e Segurança.
A demissão do ministro da Defesa chinês Li Shangfu já é a segunda maior remodelação nas autoridades do país ao longo dos últimos meses.
Assim, relata-se que Qin Gang, o ex-ministro das Relações Exteriores da China, também foi removido de sua posição de membro do Conselho de Estado da China.
Uma razão oficial para a mudança do ministro das Relações Exteriores ainda não foi dada. Antes do anúncio da remoção de Qin Gang, as agências do governo chinês não fizeram comentários sobre a ausência prolongada do diplomata em eventos públicos.