A 162ª Ala da Guarda Nacional do Arizona começou a treinar um pequeno número de pilotos ucranianos, esta semana, nos fundamentos do F-16. O programa de treinamento corresponderá ao conhecimento e habilidades básicas de cada piloto e deverá durar vários meses."
Anteriormente, conforme divulgou a agência de notícias Reuters, um funcionário da administração dos EUA aprovou a transferência dos aviões americanos de quarta geração da Dinamarca e dos Países Baixos para Kiev.
A Casa Branca confirmou que a Ucrânia receberá aviões de combate de outros países assim que seus pilotos concluírem a formação.
O Pentágono afirmou, no entanto, que os ucranianos ainda não têm infraestrutura necessária para hospedar o F-16.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, observou que os EUA e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) criam riscos de conflito armado direto com a Rússia.
Segundo ele, o fato de Kiev ter caças F-16 capazes de transportar armas nucleares será considerado pelo governo russo uma ameaça do Ocidente na esfera nuclear.
A Rússia enviou anteriormente uma nota aos países da OTAN sobre o fornecimento de armas à Ucrânia.
Lavrov ressaltou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia.
Caças F-16 durante o exercício da força aérea internacional da OTAN Frisian Flag, na base aérea de Leeuwarden. Países Baixos, 28 de março de 2022
© AFP 2023 / Jeffrey Groeneweg
A pasta informou que países ocidentais têm "brincado com fogo" ao fornecer tais armamentos aos ucranianos.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, já declarou que encher a Ucrânia com armas do Ocidente terá um efeito negativo.