O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, entregou uma mensagem direta ao líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, caso Teerã contra-ataque norte-americanos na região, disse a Casa Branca nesta quinta-feira (26), depois que forças estadunidenses foram alvo no Iraque e na Síria.
"Houve uma mensagem direta transmitida", disse o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, em entrevista coletiva segundo a Reuters.
Na quarta-feira (26), Biden disse ter avisado o aiatolá que Washington responderia se as forças norte-americanas continuassem a ser alvo, mas não especificou como a mensagem foi comunicada.
"Meu aviso ao aiatolá foi que se eles continuarem a se mover contra essas tropas, nós responderemos, e ele deveria estar preparado. Isso não tem nada a ver com Israel", disse o presidente em entrevista coletiva citada pela mídia.
Recrutamento iraniano para a Palestina
Teerã lançou uma campanha multiplataforma para recrutar combatentes para a guerra do Hamas contra Israel e teve a aderência de 6 milhões de pessoas, segundo o Iran International.
A campanha começou simultaneamente por vários meios de mídia do governo iraniano, como websites afiliados ao Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) e à emissora estatal, afirma a mídia.
O chamado apresenta um menino na adolescência vestindo uniforme militar em frente à mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém. A criança também tem o lenço keffiyeh pró-Palestina enrolado no pescoço e usa um alfinete com o retrato do general Qassem Soleimani em sua jaqueta, mostrou uma postagem da BBC persa no Instagram (plataforma proibida na Rússia por extremismo).
Uma mensagem chyron — texto que aparece na parte inferior da TV nos canais de notícias — foi enviada durante as transmissões apelando aos telespectadores para se inscreverem e declararem a sua disponibilidade para serem enviados à Palestina e lutarem contra Israel, relata a Iran Internacional.
Uma curta mensagem foi enviada aos iranianos pedindo que manifestassem a sua disponibilidade através de SMS, afirma a mídia. Teerã também lançou um site com o nome de Dilúvio de Al-Aqsa, o codinome que o Hamas usou para a sua ofensiva surpresa aérea, marítima e terrestre contra Israel.
A mídia afirma que 6 milhões de pessoas se registraram na campanha intitulada "Você está lidando conosco". A frase persa é traduzida literalmente como "Eu sou seu rival".