Com partes da cidade potencialmente abaixo do nível do mar, um canal do mar poderia transformar Gaza em um lago.
De acordo com o mais recente relatório do jornalista investigativo Seymour Hersh, as Forças de Defesa de Israel (FDI) estão considerando inundar a cidade de Gaza para destruir a rede de túneis do movimento Hamas escavados sob a cidade.
Israel têm estado atacando a Faixa de Gaza há mais de duas semanas, desde que militantes do Hamas assaltaram vários povoados israelenses perto da fronteira do enclave, matando mais de 1.300 pessoas. No entanto, a resposta das FDI excedeu em muito o número de falecidos em Israel, com mais de 6.000 mortos e outros 1.000 desaparecidos nos escombros de prédios destruídos da Faixa de Gaza.
O tenente-coronel aposentado das Forças de Defesa de Israel Mordechai Kedar, que serviu por 25 anos na inteligência militar das FDI e é especialista em discurso político árabe e palestrante na Universidade Bar-Ilan em Tel Aviv, disse à Sputnik que "definitivamente, seria mais barato escavar um túnel de algumas centenas de metros, que canalizaria a água do mar", do que gastar a quantidade de meios necessária para destruir a rede de túneis do Hamas na cidade.
"Seria muito mais barato e muito mais seguro, porque, uma vez que a cidade se torne um lago, nada permanecerá como era antes", disse ele.
No entanto, relativamente à questão da inundação da cidade, Kedar observou que Gaza provavelmente está abaixo do nível do mar, tornando mais fácil o transporte de água para a cidade.
"Tudo depende da quantidade de água que podemos trazer para a cidade de Gaza. De acordo com alguns dados que li, a cidade está abaixo do nível do mar. Se isso estiver certo, não será tão difícil fazer a água do mar fluir para a cidade. Uma vez que a cidade seja coberta de água, a água vai descer para o solo porque o solo é muito arenoso, e aparentemente todos os túneis serão inundados, e quem estiver nesses túneis terá que nadar para fora ou ficar enterrado lá para sempre".
"Assim que a cidade de torne um lago, acho que toda a cidade estará acabada e toda a história estará terminada porque será um lago. E então talvez esta seja a mudança e esta possa ser a lição", conclui o militar israelense.