Panorama internacional

Brasil e Paraguai firmam acordo para combater crime organizado e corrupção

Os governos do Paraguai e do Brasil assinaram nesta sexta-feira (27) o Compromisso de Assunção Contra a Corrupção e o Crime Organizado. O acordo foi assinado em Assunção, capital paraguaia, entre o ministro da Justiça e Segurança Pública brasileiro, Flávio Dino, e o presidente do Paraguai, Santiago Peña.
Sputnik
Os detalhes do compromisso serão acertados em 9 de novembro, no Brasil, que incluem intercâmbio de leis e treinamento de pessoal no enfrentamento ao narcotráfico, ao contrabando de armas, à lavagem de dinheiro e à corrupção.
De acordo com o Ministério da Justiça, a cooperação contempla troca de informações em relação a condenados e ações coordenadas entre as polícias federais dos dois países, além de ações para a política penitenciária.

"Esse compromisso não é apenas a reiteração de princípios, é um compromisso que tem dimensão prática. Tem agenda, temas, metas e datas para concretizar esse desafio em áreas que nos desafiam reciprocamente. Precisamos atuar unidos para combater um bloco formado pelas organizações criminosas. Estamos aqui para aprender, compartilhar e nos colocar à disposição do Governo do Paraguai", declarou Dino.

Notícias do Brasil
Lei deve mudar para tipificar facções criminosas como terroristas, defende ministro Flávio Dino
Segundo o presidente paraguaio, "essa aliança fortalecerá a cooperação para lutarmos juntos e com mais força contra esses flagelos que causam tantos danos na região".
Houve ainda uma reunião do Comando Bipartite para fortalecer ações de segurança nas cidades de Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, no departamento de Amambay, que fazem fronteira. O Comando foi criado em 2021 e é um mecanismo de cooperação policial internacional entre as forças policiais responsáveis pela repressão e prevenção da criminalidade transnacional, no caso do Brasil, a Polícia Federal, e do Paraguai, a Polícia Nacional.
Comentar