Panorama internacional

Alemanha, França e Itália querem que a Sérvia 'faça o reconhecimento de fato' do Kosovo

Os líderes dos três países sugeriram que Belgrado e Pristina cheguem a um acordo. No entanto, a Sérvia nunca reconheceu a independência do Kosovo.
Sputnik
Os líderes da Alemanha, França e Itália instaram na sexta-feira (27) a Sérvia a que "faça o reconhecimento de fato" de Kosovo, que declarou independência em 2008, mas que Belgrado e dezenas de países pelo mundo afora nunca reconheceram, cita a agência britânica Reuters.
Olaf Scholz, chanceler da Alemanha, Emmanuel Macron, presidente da França, e Giorgia Meloni, primeira-ministra de Itália, disseram em uma declaração no dia seguinte à realização de conversas com ambos os lados que era hora de Belgrado e Pristina cumprirem os compromissos anteriores.
"Pedimos que o Kosovo inicie o procedimento para estabelecer a Associação de Municípios de Maioria Sérvia no Kosovo, conforme previsto no projeto de Estatuto, e que a Sérvia faça o reconhecimento de fato", diz a declaração. A medida prevê que os moradores sérvios no norte do Kosovo recebam um grau de autogoverno.
Panorama internacional
Presidente da Alemanha se encontra com chefe da CIA nos EUA; Berlim enviará 150 soldados ao Kosovo
A Sérvia e o Kosovo passaram anos em negociações mediadas pela União Europeia para normalizar suas relações. No entanto, o processo não tem avançado, levando a um cada vez maior envolvimento dos líderes dos três maiores países da União Europeia.
Aleksandar Vucic, presidente da Sérvia, já disse anteriormente que não reconhecerá o Kosovo nem formal nem informalmente.
Comentar