Panorama internacional

EUA expandem secretamente base militar em Israel em meio à violência das FDI em Gaza

Um anúncio de contrato do Departamento de Defesa dos EUA revela que Washington está expandindo uma base militar não reconhecida no deserto de Neguev, em Israel, a 32 quilômetros de Gaza.
Sputnik
A expansão da base militar é vista como um desenvolvimento significativo na relação militar EUA–Israel.
O relatório, publicado em agosto pelo Pentágono, revela que mais de US$ 35 milhões (R$ 175 milhões) em fundos foram concedidos a uma empresa sediada no Colorado para criar uma área para acomodar tropas e equipamentos adicionais, sugerindo uma potencial escalada da presença militar dos EUA na região.
A construção ocorrerá na Área 512, uma base classificada com uma ampla vista do território circundante do topo do monte Har Qeren.

"Às vezes, algo é tratado como segredo oficial, não na esperança de que um adversário nunca descubra isso, mas sim [porque] o governo dos EUA, por razões diplomáticas ou políticas, não quer reconhecê-lo oficialmente", afirma Paul Pillar, ex-analista da CIA.

O ex-analista também destacou que o apoio norte-americano a Israel prejudica há muito tempo a reputação do país em todo o mundo árabe.
Além disso, ele ressalta que os norte-americanos estariam aproveitando as tensões na região para reforçar a sua presença militar em Israel e enviar uma mensagem de poder ao Irã, que é visto como um adversário comum tanto pelos israelenses como pelos americanos.
A criação de bases secretas e o aumento da presença militar dos EUA poderiam desestabilizar ainda mais a situação já volátil no Oriente Médio, alerta o analista.
Panorama internacional
Israel diz ter realizado 150 ataques noturnos contra alvos no norte de Gaza
Comentar