Panorama internacional

EUA exigem que aliados escolham certos lados que muitos países não gostam, diz diplomata chinês

Os Estados Unidos muitas vezes pedem aos aliados que escolham um lado ou outro e isto continua acontecendo agora, mas muitos países não gostam disso, disse o ex-embaixador chinês em Washington Cui Tiankai no 10º Fórum de Segurança de Xiangshan.
Sputnik
"Os EUA, com base em suas próprias necessidades estratégicas ou em sua compreensão do mundo, muitas vezes exigem que seus aliados sigam as mesmas políticas que eles, mas espero que seus aliados também tirem conclusões e tomem medidas com base em seus próprios interesses nacionais de longo prazo", declarou Tiankai durante o seu discurso.
Ele destacou que "agora na arena internacional está surgindo um novo chamamento para escolher um certo lado, que muitos países não gostam muito, mas há alguns países que fazem isso automaticamente".
De acordo com o ex-diplomata, se todos os países escolhessem os interesses comuns da humanidade, seria o lado certo da história.
"É claro que, ao fim e ao cabo, cada país deve fazer sua própria escolha neste assunto, incluindo os aliados dos EUA", concluiu ele.
Panorama internacional
Agressividade excessiva dos EUA gera conflitos globais e preocupa aliados, diz mídia
O fórum está decorrendo em Pequim de 29 a 31 de outubro. O primeiro Fórum de Xiangshan foi realizado em 2006, organizado pela Academia de Ciências Militares do Exército de Libertação Popular da China e pelo Instituto Chinês de Estudos Estratégicos Internacionais.
Comentar