Panorama internacional

Itália, Alemanha e França acordam reforçar parceria em IA: 'Precisamos de novas ferramentas'

A Itália, a França e a Alemanha concordaram em reforçar a cooperação no domínio da inteligência artificial (IA), concordando com a necessidade de reduzir os obstáculos administrativos aos projetos multilaterais, observa-se no comunicado conjunto dos ministros da Indústria e Economia dos três países.
Sputnik
A declaração foi divulgada pelo Ministério das Empresas e do Made in Italy, que noticiou na segunda-feira (30) a reunião do chefe de governo italiano realizada em Roma, Adolfo Urso, com o ministro da Economia alemão, Robert Habeck, e o ministro da Economia e Finanças francês, Bruno Le Maire.
A reunião em curso, a segunda da sua atual composição, visava dar um novo impulso à cooperação industrial em áreas estratégicas para a União Europeia (UE).
Observa-se também que para este fim, uma extensa troca de pontos de vista ocorreu sobre inteligência artificial (IA), como parte dos esforços gerais para a transição digital e verde.

"Transmitimos uma mensagem significativa à UE e aos nossos parceiros europeus sobre o caminho que temos de percorrer juntos para navegar, na melhor das hipóteses, a atual mudança tecnológica e científica. [...] Promoveremos uma discussão sobre esses mesmos tópicos no nível do G7 durante a presidência italiana em 2024."

Também se nota que a União Europeia vai colocar o tema de IA no centro da sua política industrial.

"Entramos em uma nova revolução tecnológica e precisamos enfrentar com novas ideias, novas abordagens e novas ferramentas", concluiu Urso.

Ciência e sociedade
Autoridades britânicas dizem que chatbots de IA podem trazer riscos cibernéticos, diz mídia
Comentar