A moeda foi desenterrada em março deste ano no condado de Hampshire e leiloada no final de setembro por 20.400 libras esterlinas (R$ 102 mil).
A inscrição em alfabeto latino na moeda leva o nome de Esunertos, que pode ser traduzido como "poderoso como o deus Esos", ou Esus, apontam declarações da casa de leilões Spink.
Moeda de mais de 2.000 anos com o nome de "rei britânico" Esunertos anteriormente desconhecido
© Foto / Spink & Son
O próprio nome é gaulês, uma língua comumente falada na região na época, explicou John Sills, arqueólogo do Instituto de Arqueologia da Universidade de Oxford, que examinou a moeda antes de ser leiloada, escreve a Live Science.
A moeda remonta ao período entre 50 a.C. e 30 a.C., uma época após Júlio César tentar invadir a Grã-Bretanha por duas vezes, detalha o comunicado. As invasões não conseguiram estabelecer o domínio romano permanente sobre a Grã-Bretanha. O controle de longo prazo sobre parte da ilha foi alcançado pelo imperador Cláudio em 43 a.C.
Moeda de mais de 2.000 anos com o nome de "rei britânico" Esunertos anteriormente desconhecido
© Foto / Spink & Son
Esta moeda é uma de apenas três existentes com o nome Esunertos, disse Sills.
"Se um indivíduo acumulava poder e riqueza suficiente para estender sua influência, a cunhagem e emissão de moedas era um mecanismo pelo qual ele poderia expandir ainda mais sua influência", disse Ian Leins, curador de coleções e interiores na English Heritage.
Esunertos teria sido um desses líderes e, portanto, poderia cunhar suas próprias moedas, embora nunca venhamos a saber se ele se intitulava a ele próprio de "rei".