Ciência e sociedade

Moeda de 2.000 anos desenterrada no Reino Unido revela nome de rei britânico desconhecido (FOTOS)

Uma rara moeda de ouro encontrada por um entusiasta britânico com uso de um detector de metais e recentemente leiloada foi cunhada por um monarca pouco conhecido na Grã-Bretanha pré-romana.
Sputnik
A moeda foi desenterrada em março deste ano no condado de Hampshire e leiloada no final de setembro por 20.400 libras esterlinas (R$ 102 mil).
A inscrição em alfabeto latino na moeda leva o nome de Esunertos, que pode ser traduzido como "poderoso como o deus Esos", ou Esus, apontam declarações da casa de leilões Spink.
Moeda de mais de 2.000 anos com o nome de "rei britânico" Esunertos anteriormente desconhecido
O próprio nome é gaulês, uma língua comumente falada na região na época, explicou John Sills, arqueólogo do Instituto de Arqueologia da Universidade de Oxford, que examinou a moeda antes de ser leiloada, escreve a Live Science.
A moeda remonta ao período entre 50 a.C. e 30 a.C., uma época após Júlio César tentar invadir a Grã-Bretanha por duas vezes, detalha o comunicado. As invasões não conseguiram estabelecer o domínio romano permanente sobre a Grã-Bretanha. O controle de longo prazo sobre parte da ilha foi alcançado pelo imperador Cláudio em 43 a.C.
Moeda de mais de 2.000 anos com o nome de "rei britânico" Esunertos anteriormente desconhecido
Esta moeda é uma de apenas três existentes com o nome Esunertos, disse Sills.

"Se um indivíduo acumulava poder e riqueza suficiente para estender sua influência, a cunhagem e emissão de moedas era um mecanismo pelo qual ele poderia expandir ainda mais sua influência", disse Ian Leins, curador de coleções e interiores na English Heritage.

Esunertos teria sido um desses líderes e, portanto, poderia cunhar suas próprias moedas, embora nunca venhamos a saber se ele se intitulava a ele próprio de "rei".
Comentar