O jugo e outros objetos de madeira, joias de metal e fragmentos de cerâmica foram encontrados em 2015 durante escavações arqueológicas. A datação por dendrocronologia e radiocarbono dos restos de madeira mostrou que o assentamento foi usado de meados do século XIV a.C. até meados do século XIII a.C.
Assim, o jugo é um objeto notável das escavacações até agora. É uma junta de cabeça que é presa ao pescoço de um par de animais de tração (provavelmente bois) e presa aos seus chifres com tiras de couro ou cordas. Os recortes curvos foram feitos de modo a que o jugo se encaixasse firmemente nos chifres dos animais.
O jugo da Idade do Bronze escavado recentemente na região de Este do Veneto, no norte da Itália em 2015 e apresentado em 2023
© Foto / Soprintendenza Archeologia
No início, o seu comprimento foi estimado em um metro de comprimento, mas cerca de um terço de seu comprimento – a seção que era anexada ao segundo animal do par – não sobreviveu aos milênios.
Este é significativamente menor do que os jugos do início da era moderna, indicando que o gado domesticado no norte da Itália na Idade do Bronze era menor do que o gado usado mais tarde.
As escavacações ainda estão em andamento, porque mais artefatos de madeira podem ser encontrados nos blocos de solo e têm de ser feitas análises adicionais aos objetos que foram estabilizados.