O agrupamento de tropas russo Yug (Sul) atingiu nas últimas 24 horas concentrações das Forças Armadas da Ucrânia na direção de Donetsk, perto de Maryinka, Andreevka e Kleshcheevka, informou na segunda-feira (30) o Ministério da Defesa da Rússia.
"As perdas totais do inimigo nessa direção foram de até 285 militares mortos e feridos, dois veículos blindados de combate, três outros veículos. No decorrer de combates de contrabateria, foram atingidos dois sistemas de artilharia M777 fabricados nos EUA e uma unidade de artilharia autopropulsada Gvozdika", disse o ministério.
O ministério relatou que nas direções de Zaporozhie, Kupyansk e Krasny Liman, zona de operação dos agrupamentos de tropas russos Zapad (Ocidente) e Tsentr (Centro), as perdas ucranianas totalizaram cerca de 380 militares, quatro tanques (incluindo um Leopard alemão), dois veículos blindados de combate, três veículos de combate da infantaria, seis picapes, dois carros, sistemas de artilharia M777 dos EUA e um Krab da Polônia, um obuseiro Msta-B.
Foram também repelidos 11 ataques das forças inimigas nas direções de Kupyansk e Krasny Liman, acrescentou o Ministério da Defesa.
Nas direções de Kherson e a sul de Donetsk, nos combates com o agrupamento de tropas russo Vostok (Oriente), o adversário sofreu cerca de 170 baixas, além de ter perdido dois veículos blindados de transporte de pessoal, três carros, duas picapes, obuseiros Msta-B e D-20 e dois canhões Giatsint-B.
"Na área da localidade de Dubievka, região de Cherkassy, foi destruído um arsenal de munição aérea das Forças Armadas da Ucrânia", detalhou.
"Os meios de defesa aérea interceptaram dois foguetes Himars. Também destruíram 39 veículos aéreos não tripulados nas áreas dos vilarejos de Olshana, região de Carcóvia; nas zonas de Kremennaya, Zolotarevka, Nyrkovo, Belogorovka, da República Popular de Lugansk; Staromlinovka, Novoluganskoe, Verkhnetoretskoe, da República Popular de Donetsk; Chapaevka, Ocheretovatoe, da região de Zaporozhie; Krynki, Proletarka, da região de Kherson."
No total, desde o início da operação militar especial, foram destruídos 517 aviões militares, 253 helicópteros, 8.431 veículos aéreos não tripulados, 441 sistemas de defesa antiaérea, 13.019 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.170 lançadores múltiplos de foguetes, 6.913 peças de artilharia de campanha e morteiros e 14.776 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu o Ministério da Defesa da Rússia.