Panorama internacional

Corpo militar de Israel se divide entre desconfiança, críticas e apoio a Netanyahu, relata mídia

Após declaração do premiê israelense Benjamin Netanyahu de que não teria sido informado sobre os planos de ataque do Hamas, Gabinete de Guerra se dividiu entre apoiadores e críticos do líder de Israel.
Sputnik
De acordo com relato do portal Al Jazeera, há uma clara divisão dentro do corpo oficial militar de Israel entre apoiadores e críticos do Netanyahu, principalmente diante das escolhas táticas e políticas diante do aprofundamento do conflito em Gaza.
Panorama internacional
Israel afirma ter matado mais 1 comandante do Hamas durante conflito em Gaza
O desconforto entre alguns líderes políticos israelenses começou com uma declaração do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu na madrugada de domingo (29) , afirmando que a inteligência de Israel "nunca o alertou sobre os planos de ataque do Hamas".
Após a fala, o premiê israelense foi acusado de "fazer política" em meio a uma campanha militar em Gaza. A pressão foi suficiente para que o líder israelense publicasse um pedido de desculpas em redes sociais, afirmando "dar total apoio aos chefes das forças de segurança".
Panorama internacional
Netanyahu anuncia 2ª fase da guerra com ação terrestre que visa 'destruir infraestrutura do Hamas'
As críticas vieram em grande escala, e a situação é classificada como instável.
Como informado pela Al Jazeera, o principal opositor de Netanyahu, Avigdor Lieberman, chegou a afirmar que "[Netanyahu] não está interessado em segurança, não está interessado em reféns, apenas em política".
Já o principal porta-voz do Exército de Israel, Daniel Hagari, não quis comentar. "Estamos em guerra", disse ele.
Comentar