Estas descobertas, relatadas na revista Antiquity, são algumas das primeiras evidências arqueológicas globais para o uso de dentes de tubarão em armas compostas – ou seja, feitas de várias partes. Até agora, as lâminas de dentes de tubarão mais antigas encontradas tinham menos de 5.000 anos.
A equipe internacional de cientistas usou uma combinação de análise científica, reprodução experimental e observações de comunidades humanas para determinar que os dois dentes de tubarão modificados já estiveram anexados a cabos como lâminas. Provavelmente eles eram usados em rituais ou combates.
Os dois dentes de tubarão foram recuperados durante escavações como parte de um programa conjunto de pesquisa arqueológica entre a Indonésia e a Austrália. Os dentes de tubarão são de tamanho semelhante e são provenientes de tubarões-tigre que tinham aproximadamente dois metros de comprimento. Ambos os dentes são perfurados, escreve Live Science.
Análises microscópicas dos dentes revelaram que eles haviam sido firmemente fixados a um cabo usando fios à base de plantas e uma substância semelhante a cola. O adesivo utilizado foi uma combinação de materiais minerais, vegetais e de origem animal.
Exames das bordas de cada dente encontrado mostraram que eles tinham sido usados para perfurar, cortar e raspar carne e osso. No entanto, muito mais danos estavam presentes nos dentes do que um tubarão teria naturalmente durante a alimentação.