Panorama internacional

Ocidente tenta impedir expansão do BRICS, mas processo continuará, diz Conselho de Segurança russo

O vice-secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Aleksandr Venediktov, afirmou que emissários ocidentais estão tentando impedir a expansão do BRICS com subornos e ameaças.
Sputnik
"Essas tendências [de expansão do BRICS] certamente não agradam aos países ocidentais. Eles querem construir um novo mundo apenas para a elite, onde os direitos e interesses de todos os outros simplesmente não serão considerados. Vemos viagens intermináveis de seus emissários a diversas regiões do mundo na esperança de subornar ou fazendo ameaças, para mudar o curso natural da história. Contudo, hoje é absolutamente óbvio que todas as tentativas ocidentais de comprometer o modelo multipolar de cooperação internacional não dão resultado", afirmou à Sputnik.
Ele também destacou que a adesão de novos países ao BRICS é um sucesso da diplomacia russa e uma conquista conjunta de todos os membros, e que o processo de expansão continuará.

"É um sucesso não apenas da diplomacia russa, é uma conquista conjunta de todos os membros dos cinco. Mas o mais importante é que é uma prova do desejo objetivo dos líderes regionais de encontrar compromissos e construir uma cooperação internacional mutuamente benéfica com outros Estados", destacou.

Também foi observado que em 2024, a Rússia assumirá a presidência do BRICS, com o lema de "fortalecer o multilateralismo para um desenvolvimento global igualitário e seguro".
Panorama internacional
EUA veem seu 'controle sobre o mundo' enfraquecer diante de avanço do BRICS+, opina analista
Comentar