Panorama internacional

Provocações mostram decadência, despreparo e estupidez da administração Biden, diz ex-oficial

O Exército dos EUA está em declínio e a liderança militar do país não sabe o que está fazendo, afirmou Karen Kwiatkowski, ex-tenente-coronel da Força Aérea dos EUA, em entrevista ao Judging Freedom.
Sputnik
Segundo a ex-oficial, toda a administração Biden é formada por pessoas sem experiência militar e sem conhecimento da história, que usa as forças americanas como um "brinquedo", sem pensar nas consequências de suas provocações.
Para ela, as forças americanas deixaram há tempos de serem capacitadas e passaram a ser um brinquedo para Washington brincar de guerra, e não para proteger o país.

"Eles não foram usados para proteger o país, mas simplesmente vistos como algo que poderia ser movido em um tabuleiro de xadrez. E se eles cometerem um erro, não significa nada, é apenas uma desculpa para investir mais dinheiro", destacou.

Ela também afirmou que o Exército do país é "uma vergonha" e que não tem chance de disputar guerras, principalmente em mais de uma frente.

"Nossos políticos vão travar uma guerra em uma, duas, três frentes [...] dizendo que vão vencer, mas eles não vão. Não vamos vencer, e isso me assusta", afirmou.

Karen também questionou a presença dos porta-aviões americanos no Oriente Médio, e definiu a ação como uma provocação direta aos países árabes e à China.

"Isso é definitivamente uma provocação. É uma ameaça preventiva. Mas em que isso é baseado? Estou preocupada com nosso presidente, que não tem muito conhecimento, e as pessoas que o cercam não têm experiência militar, não conhecem a história e não entendem de estratégia", ressaltou.

Panorama internacional
Após ser alvo de protesto por guerra contra a Faixa de Gaza, Biden defende 'pausa' no conflito
Comentar