Centenas de pessoas estão cruzando o posto fronteiriço entre o Egito e a Faixa de Gaza, revelou à Sputnik Hisham Adwan, porta-voz da Autoridade de Travessias e Fronteiras de Gaza.
"Ontem [1º], 345 das 526 pessoas com passaportes estrangeiros e duplos cruzaram o posto de controle. Está planejado que as pessoas restantes nesta lista cruzem a fronteira hoje [2]. Além disso, foi adicionada hoje uma nova lista de 550 estrangeiros", disse Hisham Adwan, acrescentando que "faremos o possível para garantir que todas as pessoas da lista cruzem o posto fronteiriço de Rafah."
Segundo ele, "há pessoas de diferentes nacionalidades na lista. Ontem havia mais pessoas com passaportes jordanianos, hoje com passaportes americanos."
"Quanto aos feridos, ontem foi possível levar 76 pacientes para o Egito, mas várias pessoas em estado grave acabaram por ser devolvidas aos hospitais de Gaza. Até o momento, temos uma lista de 60 feridos. Agora mesmo estamos terminando os procedimentos para o registro deles e os enviando aos hospitais egípcios", detalhou Adwan.
O porta-voz notou que a Autoridade de Travessias e Fronteiras de Gaza está, juntamente com o lado egípcio, fazendo todos os possíveis para que as pessoas da lista possam deixar Gaza.
Quanto a novas iniciativas para coordenar a passagem da fronteira por palestinos feridos ou de dupla nacionalidade, ele pediu ao Egito que "abra a passagem de Rafah de forma permanente, especialmente devido à situação catastrófica pela qual a Faixa de Gaza está passando e à luz do brutal bombardeio israelense. Tudo isso exige que a passagem seja aberta permanentemente".