"Os EUA entregaram secretamente à Ucrânia pelo menos um – e possivelmente vários – de seus veículos blindados mais poderosos", diz a mídia.
De acordo com Axe, trata-se da transferência de um, ou possivelmente seis, veículos blindados de engenharia Assault Breach.
"É possível que a Casa Branca, em suas declarações periódicas sobre assistência militar à Ucrânia, remetesse os veículos transferidos para a categoria vaga de 'equipamento de desminagem'", escreve o autor.
De acordo com Axe, os veículos de desminagem recebidos foram "detectados" em fotos no site do presidente ucraniano Vladimir Zelensky, feitas no dia das Forças de Mísseis e Artilharia da Ucrânia, que é comemorado em 3 de novembro. No entanto, de acordo com o colunista, os Assault Breacher não estavam na lista oficial de assistência militar dos EUA.
O veículo é construído com base no tanque Abrams, pesa 55 toneladas e é uma das máquinas mais protegidas e mais versáteis para romper defesas. Destaca-se que dois veículos blindados deste tipo podem executar tarefas que exigem até seis escavadeiras.