"O Secretário Blinken reafirmou o compromisso dos Estados Unidos em promover medidas de igualdade em termos de dignidade e segurança para palestinos e israelenses. Ele também expressou o comprometimento dos Estados Unidos em trabalhar para concretizar as legítimas aspirações dos palestinos quanto à formação de um Estado palestino", declarou o departamento em um comunicado.
Além disso, Blinken destacou a importância de evitar o deslocamento forçado dos palestinos, conforme mencionado na declaração.
"O Secretário Blinken e o presidente Abbas discutiram esforços para restabelecer a tranquilidade e estabilidade na Cisjordânia, incluindo a necessidade de deter a violência extremista contra os palestinos e responsabilizar os envolvidos", disse o comunicado.
Por sua vez, Abbas enfatizou a necessidade de um cessar-fogo na guerra entre Israel e a Fraixa de Gaza e da entrega de ajuda humanitária à população do enclave palestino, conforme relatado pela Sky News Arabia.
Os EUA vivem sob forte pressão devido ao seu apoio às ações de Israel, sendo vistos por boa parte da comunidade internacional como um dos principais responsáveis pela continuação da violência em Gaza, onde mais de 9 mil pessoas já foram mortas desde o início da atual escalada do histórico conflito. Do lado israelense, o número de vítimas mortais é de, aproximadamente, 1,5 mil.