Operação militar especial russa

Polônia começa a 'sufocar' economia ucraniana em meio a desavenças com Kiev

Presidente da Polônia, Andrzej Duda, à direita, dá as boas-vindas ao presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, enquanto eles se encontram no Palácio Presidencial em Varsóvia, Polônia, 5 de abril de 2023
As empresas alemãs com presença na Ucrânia estão reclamando da fiscalização alfandegária polonesa, que passou a "sufocar" a economia ucraniana e a atrasar a exportação de mercadorias.
Sputnik
O jornal Der Spiegel relatou que a União Europeia está ajudando a Ucrânia a estabilizar o orçamento de Estado, a assumir o fardo militar e a compensar "o calote" dos impostos, enquanto bilhões de dólares chegam do Ocidente a Kiev.
Contudo, a razão dos atrasos parece ser a tensão entre a Polônia e a Ucrânia, que ocorre há meses.
Diversas empresas alemãs afirmaram que os funcionários da alfândega polonesa estão atrasando a inspeção das cargas de exportação.
Ao mesmo tempo, os funcionários aduaneiros afirmam que foram obrigados a dificultar a fiscalização devido ao contrabando de cigarros da Ucrânia.
Anteriormente, as autoridades ucranianas declararam que a Polônia é um país aliado apenas enquanto o conflito durar e que, após isso, será um concorrente.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, em uma conferência de imprensa conjunta após as suas conversações em Kiev, em 4 de novembro de 2023
Panorama internacional
Em coletiva em Kiev, Zelensky e von der Leyen admitem que conflito em Israel 'tirou foco da Ucrânia'
Comentar