Panorama internacional

Presidente do Irã critica hipocrisia de países ocidentais fornecerem armas a Israel

Israel está matando uma criança a cada dez minutos, e o envio de armas a Tel Aviv comprova os padrões duplos do Ocidente, declarou o líder iraniano.
Sputnik
Ebrahim Raisi, presidente do Irã, condenou na noite de sábado (4) o assassinato de inocentes na Faixa de Gaza por Israel, escreve no domingo (5) a agência iraniana Tasnim.
Raisi teve uma conversa telefônica com Jonas Gahr Store, o primeiro-ministro da Noruega, saudando sua posição sobre a necessidade de pôr fim à guerra em Gaza e ao assassinato de civis no enclave costeiro. Ele também saudou a disposição do Ministério da Justiça norueguês de iniciar uma investigação sobre os crimes de guerra cometidos no conflito em Gaza, e disse que o Irã está pronto para cooperar nesse sentido.
Panorama internacional
EUA rejeitam pedido de Estados árabes para cessar-fogo em Gaza; líder do Hamas se reúne com Khamenei
O alto responsável iraniano culpou Israel e os EUA, os quais enviaram armas e equipamentos, pela morte de 10.000 pessoas. Ebrahim Raisi condenou ainda o silêncio dos EUA e de vários países europeus pelo que estimou ser a morte de uma criança em Gaza a cada dez minutos, afirmando que o envio de armas a Israel comprova os padrões duplos dos países ocidentais.
O presidente iraniano sublinhou ainda a necessidade dos esforços internacionais para acabar com o cerco à Faixa de Gaza e fornecer ajuda humanitária aos palestinos.
Store, por sua vez, destacou a importância e eficácia do Irã na região e apreciou os esforços do Irã para conter as tensões na região, e explicou que a Noruega sublinha a necessidade de um fim imediato das hostilidades e de entregar ajuda humanitária à Faixa de Gaza.
Comentar