Panorama internacional

Especialista sugere qual país poderia ser mediador do conflito entre Rússia e Ucrânia

A China pode ser um bom mediador entre a Rússia e a Ucrânia, uma vez que Pequim, ao contrário dos países ocidentais, não busca tornar todo o mundo semelhante a si próprio, declarou à Sputnik David Harland, diretor-executivo do Centro de Diálogo Humanitário.
Sputnik
"Acho que a China seria um excelente [mediador]", respondeu Harland à pergunta qual país poderia ser o melhor mediador entre a Rússia e a Ucrânia.
Ele observou que o principal problema do Ocidente é que ele tem uma "tradição muito profunda de desejar que os outros países" sejam mais parecidos possível com os países ocidentais, mas agora chegou o momento da história em que muitos dizem não.

"Na minha opinião, isso é bastante difícil para muitos países. Não sou muito especialista em história chinesa, mas acho que os chineses nunca pensaram que a Tanzânia, a Nova Zelândia ou a Rússia deveriam ser mais como a China. Eles firmaram acordos baseados em interesses mútuos e assim por diante. Acho que essa abordagem é em geral mais adequada para o sistema internacional muito instável que existe hoje", disse Harland.

Operação militar especial russa
Guerra por procuração do Ocidente na Ucrânia expôs táticas 'fracassadas' da OTAN, diz analista
Segundo relatos da mídia, a opinião pública nos Estados Unidos é cada vez menos favorável a prosseguir com a ajuda financeira e militar norte-americana à Ucrânia.
Comentar