O relatório que avalia o progresso dos candidatos ao bloco será publicado na quarta-feira (8) pelo executivo da Comissão Europeia.
A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, considerou, em entrevista coletiva realizada em Kiev no último sábado (4), que a Ucrânia "teve um excelente progresso", conforme noticiou a agência Reuters.
Ursula von der Leyen disse ainda que acredita que a Ucrânia concluirá em breve as etapas restantes — relacionadas ao combate à corrupção e à garantia dos direitos humanos — para dar continuidade à candidatura.
O presidente Vladimir Zelensky, por sua vez, garantiu que cumprirá as condições e afirmou que "não haverá zonas geopolíticas cinzentas na Europa", disse à Reuters.
Conforme a Reuters, o trâmite que envolve as negociações pode demorar anos, uma vez que os candidatos devem cumprir vários critérios, entre eles jurídicos e econômicos.
A previsão é que já em dezembro uma decisão seja tomada com a participação dos principais líderes nacionais da União Europeia e que a Ucrânia receba luz verde para continuar no processo.