Panorama internacional

Analista dos EUA revela futuro líder de possível golpe na Ucrânia: 'Uma ameaça real'

O ex-secretário adjunto de Defesa dos EUA, Stephen Bryen, afirmou que Kirill Budanov, chefe do serviço de inteligência da Ucrânia, é uma das principais ameaças para Vladimir Zelensky, podendo ser capaz de liderar uma conspiração contra o presidente ucraniano.
Sputnik
"Se existe uma ameaça real para Zelensky, ela vem de Budanov e de qualquer aliança entre ele e os generais ucranianos", escreveu o especialista em seu blog Armas e Estratégia, ressaltando que a principal motivação pela substituição do presidente ucraniano seria a busca por um acordo de paz com a Rússia.
Para Bryen, tanto a Diretoria Principal de Inteligência (GUR, na sigla em ucraniano), serviço de inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia em que Budanov é líder, quanto o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), agência de segurança e inteligência do governo, serão importantes em uma eventual mudança de poder na Ucrânia.
Segundo o analista norte-americano, os conspiradores podem obrigar Zelensky a entrar em negociações de paz com a Rússia, ou ainda substituí-lo por outro presidente.
"A tendência atual é de piora para Zelensky e para a Ucrânia. Os soldados no campo de batalha já sabem disso", concluiu Bryen. Recentemente o presidente da Ucrânia entrou em uma disputa pública com o comandante das Forças Aramadas da Ucrânia, Valery Zaluzhny, pelo general ter afirmado que os esforços militares chegaram a um beco sem saída.
Panorama internacional
Assistente do comandante do Exército ucraniano morre após um presente de aniversário explodir
Comentar