Panorama internacional

Assim como brasileiros, russos e cidadãos da CEI não são autorizados por Israel a deixar Gaza

Além dos brasileiros, cidadãos da Rússia e dos países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) não foram autorizados por Israel a deixar a Faixa de Gaza pela passagem de Rafah. A informação foi enviada à Sputnik por uma fonte diplomática.
Sputnik
"Tudo está pronto para o início da evacuação de russos, compatriotas e cidadãos da CEI de Gaza. Infelizmente, não há permissão de Israel, que coordena as listas de quem sai pelo posto de controle de Rafah", garantiu a fonte à agência.
A passagem de Rafah é a única alternativa de as pessoas que estão em Gaza deixarem o enclave, passando pelo Egito. Nesta terça-feira (7), o posto de controle de Rafah publicou uma nova lista, em que 636 cidadãos estrangeiros foram autorizados a sair da Faixa de Gaza.
Panorama internacional
Nova lista de estrangeiros autorizados a deixar Gaza é publicada; brasileiros ficam de fora
A Embaixada da Rússia discutiu com Israel as listas que autorizam cidadãos estrangeiros a deixar Gaza e recebeu aceno positivo para a resolução do problema em breve, disse a fonte. "Moscou espera que Israel desbloqueie esse problema de evacuação o mais rápido possível", completou.

Brasileiros aguardam autorização

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse na última sexta-feira (3) que os brasileiros que aguardam o aval para deixar Gaza receberiam a liberação na quarta-feira (8). Conforme o chanceler brasileiro, a garantia veio de seu homólogo isralense, Eli Cohen.
De acordo com a Agência Brasil, os 34 brasileiros estão abrigados nas cidades de Khan Yunis e Rafah, que ficam próximas à fronteira com o Egito. Ainda conforme a mídia, o Itamaraty afirmou que o resgate vai auxiliar desde a saída dos cidadãos da Faixa de Gaza — oferecendo ônibus para transporte, alimentação e medicamentos — até o embarque no Aeroporto Internacional do Cairo, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) aguarda os brasileiros.

Quem já deixou Gaza através da passagem de Rafah desde o início do conflito?

Informações da Al Jazeera dão conta de que entre norte-americanos, canadenses, franceses, egípcios e jordanianos, centenas de pessoas já conseguiram deixar a Faixa de Gaza através da passagem de Rafah desde o dia 7 de outubro.
Nesta terça-feira (7), segundo a mídia, 80 canadenses tiveram o nome publicado na lista para deixar o enclave entre os mais de 400 que estão para deixar o local. Os Estados Unidos, por sua vez, já conseguiram autorização para mais de 400 norte-americanos saírem de Gaza desde o início da guerra, segundo a confirmação de um porta-voz do Estado.
O Ministério das Relações Exteriores da França, de acordo com a agência, conseguiu a liberação para mais de 100 franceses. Uma fonte da segurança egípcia disse que 100 cidadãos do país deixaram o enclave pela passagem de Rafah. Já o Ministério das Relações Exteriores da Jordânia atualizou que 262 jordanianos, de um total de 569 que estavam em Gaza, já deixaram o local.
Comentar