A reunião será realizada a pedido da Rússia.
As consultas terão lugar após uma reunião aberta do Conselho sobre o ataque de Kiev a Donetsk, também solicitado por Moscou, marcada para as 20h.
Sabotagem aos gasodutos de Nord Stream
Em 26 de setembro de 2022, três das quatro linhas dos gasodutos russos Nord Stream 1 e 2 foram alvo de sabotagem com cargas explosivas no fundo do mar Báltico, perto de uma ilha dinamarquesa, na costa sueca, áreas sob o controle da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
Em 8 de Fevereiro, o jornalista americano Seymour Hersh, vencedor do Prémio Pulitzer, afirmou que mergulhadores militares dos Estados Unidos colocaram cargas explosivas sob gasodutos russos, durante os exercícios da OTAN, em meados de 2022, que foram então ativados pelos noruegueses.
A Alemanha, a Dinamarca e a Suécia recusaram-se a investigar a sabotagem em conjunto com a Rússia, assim como se recusaram a compartilhar os resultados das investigações.
O Kremlin demanda desde então que a investigação ao ataque seja transparente e que os culpados sejam conhecidos e punidos.
Reunião sobre o ataque a Donetsk
Nesta terça-feira (7), as forças ucranianas bombardearam Donetsk várias vezes.
Segundo os últimos dados da República Popular de Donetsk (DPR), os ataques perpetrados contra a cidade causaram 20 mortes.
O bombardeio ucraniano danificou quatro instalações de infraestrutura civil, o Departamento de Trabalho e Proteção Social da População, nove prédios de apartamentos e um centro médico.
Donetsk tornou-se independente da Ucrânia em maio de 2014, após não reconhecer as novas autoridades que chegaram ao poder em consequência do golpe de Estado ocorrido naquele país em fevereiro desse mesmo ano. Desde então, esta região tem sido alvo de bombardeios constantes.