De 4 a 6 novembro, as Forças Armadas da Rússia conduziram vários ataques maciços contra alvos militares nas regiões ucranianas de Odessa e Nikolaev. Foram atingidos locais de concentração de tropas ucranianas, depósitos de armas, equipamentos militares e munições.
Pela primeira vez, a Ucrânia usou os sistemas antiaéreos Hawk fornecidos pela Espanha. Como resultado, enquanto protegiam instalações em Odessa e Nikolaev, os complexos provaram ser ineficazes, sendo incapazes de enfrentar os drones russos.
Em conversa com o portal Lenta.ru, o especialista militar e coronel aposentado Yuri Knutov disse que a Espanha está fornecendo à Ucrânia armas retiradas de serviço para não pagar por este processo e ainda receber compensações de fundos internacionais.
Knutov explicou também que o Hawk é um complexo desenvolvido nos anos 60 e 70, que mais tarde foi modernizado. Este complexo é incapaz de derrubar mísseis de cruzeiro, drones ou aeronaves manobráveis.
"A única coisa em que ele pode ser usado é modernizá-lo para disparar contra mísseis de cruzeiro: se isso não for feito, será uma coisa inútil", disse o especialista.