Panorama internacional

Casa Branca diz que EUA gastaram 96% dos fundos alocados à Ucrânia (VÍDEO)

Apoio ao envio de verba à Ucrânia entre parlamentares americanos, especialmente do Partido Republicano, vem derretendo nos últimos meses.
Sputnik
Os Estados Unidos já gastaram quase 96% dos fundos alocados à Ucrânia. A informação foi dada nesta quarta-feira (8) pelo coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby.
"Quanto ao dinheiro restante, do total de fundos atribuídos à Ucrânia desde o início do conflito, e isso não apenas em apoio militar, mas também assistência econômica, financeira e humanitária, gastamos cerca de 96%", disse Kirby a jornalistas.
Kirby acrescentou que em relação aos fundos específicos para apoio militar, o percentual gasto foi de 90%. Ele afirmou que o Pentágono tem apenas cerca de US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 5,3 bilhões) restantes, a serem alocados para substituir armas nos depósitos do Exército dos EUA.
Também nesta quarta-feira, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês) informou que não há mais financiamento para apoio orçamentário direto à Ucrânia.

"Neste momento, não há mais financiamento para apoio orçamentário direto. Sem mais dotações, o governo da Ucrânia precisaria utilizar medidas de emergência, como imprimir dinheiro ou não pagar altos salários, o que poderia levar à hiperinflação e prejudicar gravemente a guerra", disse a administradora-assistente da USAID para a Europa e Eurásia, Erin McKee.

O apoio ao envio de verba à Ucrânia entre parlamentares americanos, especialmente do Partido Republicano, vem derretendo nos últimos meses. A situação se agravou após a eclosão do conflito entre Israel e Hamas, em 7 de outubro.
Na terça-feira (7), um projeto de lei apresentado por parlamentares republicanos que prevê ajuda emergencial a Israel, mas não inclui assistência à Ucrânia, foi bloqueado por senadores do Partido Democrata, do presidente americano, Joe Biden.
Operação militar especial russa
Casa Branca informa que EUA esgotaram fundos para iniciativa de assistência à Ucrânia
Comentar