"As negociações de normalização entre Arábia Saudita e Israel estão suspensas no momento, dada a crise na região", disse Leaf aos parlamentares norte-americanos. "Ironicamente, estávamos prestes a iniciar discussões sobre o que chamamos de componente palestino desse acordo, e é algo que espero retomar depois desta crise."
Ainda segundo a representante do governo norte-americano, os planos de governança para Gaza após o conflito Israel-Hamas deverão incluir os palestinos, e "há urgência em iniciar negociações sobre o assunto".
"Acreditamos que, em última análise, as vozes e aspirações palestinas devem estar no centro da governança e da segurança em Gaza após o conflito. Estamos analisando todas essas questões e gostaríamos de começar essas discussões o mais cedo possível."
Leaf informou que as consultas dos EUA com parceiros-chave nas últimas semanas revelaram grande urgência em iniciar negociações após o conflito, que podem incluir a criação de um Estado palestino.
Também nesta quarta-feira, a Arábia Saudita anunciou que receberá uma cúpula de nações árabes e islâmicas para discutir o fim do conflito entre Israel e o Hamas. A mensagem foi transmitida pelo ministro de Investimentos saudita, Khalid al-Falih.