Panorama internacional

Porta-voz do Exército israelense afirma que Hamas 'perdeu o controle' do norte de Gaza

Em declaração oficial nesta quarta-feira (8), o porta-voz do Exército israelense informou que mais de 50 mil habitantes de Gaza se deslocaram ao sul por conta da "perda de controle do Hamas" no norte da região.
Sputnik
O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), Daniel Hagari, pontuou também, em comunicado aberto, que Israel não pensa em realizar um cessar-fogo temporário, mas continua a permitir que palestinos se mudem para o sul da Faixa de Gaza.

"Eles [palestinos] estão se deslocando porque entendem que o Hamas perdeu o controle no norte. Perdeu — e continuará perdendo — o controle no norte", disse o porta-voz.

Moradores e grupos de direitos humanos que se encontram no espaço, em relatos diversos, disseram que muitas pessoas continuam com medo de se deslocar para o sul, pois há notícias de comboios sendo atacados em estradas costeiras.
Panorama internacional
Israel não definiu prazo para acabar operação terrestre em Gaza
A fala do oficial israelense Hagari está em consonância com a estratégia definida pelo premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, quando este comentou sobre a possibilidade de uma pausa no conflito.

"Gostaria de pôr fim a todos os tipos de rumores falsos que ouvimos de todos os lados e reiterar uma coisa: não haverá cessar-fogo sem a libertação dos nossos reféns", reafirmou Netanyahu.

O número de mortos do conflito entre Israel e o Hamas já ultrapassa 10,3 mil só na Faixa de Gaza, onde se concentram os ataques, e mais de 24 mil pessoas ficaram feridas.
De acordo com as autoridades palestinas, 70% dos óbitos são de crianças, mulheres e idosos.
Comentar