Panorama internacional

Treze países das Américas assinam termo de cooperação policial contra o crime organizado

Um total de 13 países da América do Sul, Central e do Caribe assinaram nesta quinta-feira (8), em cerimônia no Itamaraty, em Brasília, o Tratado de Constituição da Comunidade de Polícias da América (AMERIPOL), que será um instrumento para a luta conjunta contra crime organizado transnacional.
Sputnik
O tratado confere à AMERIPOL personalidade jurídica internacional, que serve como "mecanismo de cooperação e troca de informações entre a polícia e as forças de segurança dos países das Américas", informou o ministério das Relações Exteriores do Brasil em comunicado.
O termo foi assinado pela Argentina, Bolívia, Brasil, Haiti, República Dominicana, Colômbia, Honduras, Costa Rica, Panamá, Paraguai, Uruguai, Chile e Equador.
"A cooperação internacional é elemento estratégico para o enfrentamento ao crime organizado, que afeta a todos os países das Américas. A assinatura do Tratado da AMERIPOL em Brasília é demonstração da prioridade atribuída pelo governo brasileiro tanto ao fortalecimento da cooperação internacional contra o crime quanto à promoção da integração com os países da região", declara o Ministério das Relações Exteriores do Brasil no comunicado.
A principal tarefa da nova comunidade policial é manter a coordenação das forças de segurança pública dos países participantes na prevenção, investigação e combate aos crimes transnacionais, diz o texto do tratado.
Panorama internacional
Brasil e Paraguai firmam acordo para combater crime organizado e corrupção
A organização facilitará a cooperação policial internacional por meio da troca de informações, consultas e investigações conjuntas, com sede na capital da Colômbia, Bogotá.
Comentar