Israel cobra explicações de veículos de imprensa sobre 7/10
"O diretor do GPO, Nitzan Chen, exige explicações dos chefes dos escritórios da AP, Reuters, CNN e do New York Times sobre as descobertas perturbadoras do HonestReporting a respeito do envolvimento de seus fotógrafos nos eventos de 7 de outubro, que ultrapassam todas as linhas vermelhas profissionais e morais. Quatro fotógrafos que trabalham para essas redes documentaram os horrores perpetrados pelos terroristas do Hamas depois que romperam a cerca da fronteira com Israel. Eles filmaram o assassinato de civis, o abuso de corpos e o sequestro de homens e mulheres", escreveu o GPO no X (antigo Twitter).
"Aqui temos uma foto da AP tirada por Ali Mahmud, que documentou os sequestros de israelenses na Faixa de Gaza. Mahmud fotografou a picape com o corpo da cidadã de dupla nacionalidade germano-israelense Shani Louk, que foi brutalmente morta e exibida na Faixa de Gaza", escreveu a embaixada no X (antigo Twitter).
"A Reuters nega categoricamente que tinha conhecimento prévio do ataque ou que tenhamos incorporado jornalistas ao Hamas em 7 de outubro", disse a agência de notícias. "As fotografias publicadas pela Reuters foram tiradas duas horas depois de o Hamas ter disparado foguetes contra o sul de Israel e mais de 45 minutos depois de Israel ter dito que homens armados tinham atravessado a fronteira", diz o comunicado.