O grupo de brasileiros que está sitiado na Faixa de Gaza obteve, nesta quinta-feira (9), autorização para deixar o enclave. A informação foi dada pela CNN Brasil, mas ainda não foi confirmada oficialmente. Procurado pela Sputnik Brasil, o Itamaraty não confirmou a informação.
Segundo relatos não confirmados divulgados pelo g1, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu autorização do Egito para pousar em Al-Arish, onde ocorrerá o embarque dos brasileiros com destino ao Brasil. A movimentação é um indicativo de que a saída dos brasileiros pode ocorrer nos próximos dias, mas ainda não há informação de quando a fronteira será aberta. A FAB confirmou apenas que o avião aguarda a abertura da fronteira no Cairo.
No total, são 34 pessoas autorizadas a deixar o enclave através da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, sendo 24 brasileiros e 10 palestinos que são familiares próximos de integrantes do grupo.
A passagem de Rafah foi reaberta na manhã desta quinta-feira, mas até o início desta tarde nenhuma lista de pessoas autorizadas a passar havia sido divulgada.
A saída dos brasileiros é aguardada com expectativa. Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, o governo brasileiro vinha empregando esforços para retirar civis brasileiros tanto de Israel quanto da Faixa de Gaza. Porém, a negociação para a saída do enclave foi mais lenta.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, disse na última sexta-feira (3) que os brasileiros que aguardam o aval para deixar Gaza receberiam a liberação na quarta-feira (8). Conforme o chanceler brasileiro, a garantia veio de seu homólogo isralense, Eli Cohen. Porém, a saída não foi efetivada.
Na quarta-feira, uma fonte do Itamaraty informou à Sputnik Brasil que o governo brasileiro estava atuando para conseguir a liberação dos brasileiros ainda hoje.
"Há esforços sendo feitos para que o governo brasileiro consiga trazê-los nesta quinta-feira [9], mas não é uma data certa. Não há como frisar uma data se ainda há acordos acontecendo", disse a fonte.