Panorama internacional

Embaixador do Brasil na Palestina diz que grupo de brasileiros deve deixar o enclave no sábado

Alessandro Candeas diz que a Embaixada do Brasil no Egito também está com tudo pronto para receber os brasileiros quando a fronteira for reaberta.
Sputnik
O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, afirmou nesta sexta-feira (10) que o grupo de 34 brasileiros que aguarda a abertura da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, para deixar a Faixa de Gaza deve ser retirado do enclave no sábado (11).
Segundo informou o UOL, Candeas descartou a possibilidade de o grupo ser retirado ainda nesta sexta-feira. Ele acrescentou que o grupo está frustrado por ainda não ter conseguido deixar o enclave, mas aliviado por saber que estão na lista de autorizados a sair.
"Estão chateados e aliviados ao mesmo tempo, porque não foram hoje, mas estão na lista", disse o embaixador.
Ele informou que, no momento, a prioridade será dada a ambulâncias que aguardam a autorização do governo do Egito para cruzar a fronteira pela passagem de Rafah. Ele destacou que a prioridade para a retirada de feridos em ambulâncias é parte de um acordo firmado entre Israel, Egito, Estados Unidos e a Organização das Nações Unidas (ONU).
Porém, a suspeita de que militantes do Hamas tenham usado ambulâncias para sair da Faixa de Gaza levou o governo egípcio a fechar a passagem.
Notícias do Brasil
Chanceler israelense confirma liberação dos brasileiros de Gaza na próxima lista, afirma Itamaraty
Nesta sexta-feira, cinco pessoas cruzaram a passagem de Rafah. A expectativa é que, caso a passagem seja reaberta no sábado, mais pessoas façam a travessia, incluindo o grupo de brasileiros.
"Estamos todos mobilizados. Assim que sair a notícia da abertura da fronteira, levaremos, em poucos minutos, todos de novo para lá", disse Candeas.
Ele acrescentou que a Embaixada do Brasil no Egito também está com tudo pronto para receber os brasileiros quando a fronteira for reaberta.

"Se as ambulâncias puderem sair amanhã, os estrangeiros também sairão, inclusive nossos brasileiros. Do lado egípcio, nossa embaixada no Cairo também está com tudo pronto."

Após deixar a Faixa de Gaza, o grupo fará uma viagem de ônibus de cerca de 300 quilômetros até o Cairo, onde vai embarcar em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino ao Brasil.
Comentar