Panorama internacional

Israel e Hamas discutem libertação de pelo menos 100 civis, diz mídia

Israel e o movimento palestino Hamas negociam a libertação de, ao menos, 100 civis detidos na Faixa de Gaza, de acordo com a publicação feita por um jornal estadunidense.
Sputnik
"O Hamas e Israel estão discutindo duas propostas para a libertação de reféns: uma delas diz respeito a um pequeno número de pessoas e a outra pode afetar 100 ou mais civis detidos em Gaza", afirmou a publicação do The New York Times.
Panorama internacional
'Não há lugar seguro', diz palestino após novo ataque de Israel a hospital em Gaza
Conforme lideranças israelenses, cerca de 240 pessoas estão detidas em Gaza, sendo pouco menos da metade civis. O Catar é mediador das negociações e, também, participam autoridades norte-americanas.

"De acordo com uma das propostas em discussão, o Hamas libertaria entre 10 e 20 reféns civis — mulheres e crianças israelenses —, bem como estrangeiros, incluindo americanos, em troca de uma breve pausa nas hostilidades", escreve o jornal.

Guerra entre Israel e Hamas

Em 7 de outubro, o Hamas atacou Israel com mísseis e matou 1,4 mil pessoas, incluindo 300 militares. Em resposta, os israelenses já mataram mais de 11 mil pessoas e bloquearam o fornecimento de água, comida, eletricidade, medicamentos e combustível.
Diversas autoridades e lideranças ao redor do mundo têm pedido um cessar-fogo entre as partes e a efetivação da criação de dois Estados — conforme determinação da Organização das Nações Unidas (ONU).
O presidente russo, Vladimir Putin, por exemplo, já declarou que a saída para a crise no Oriente Médio só é possível com base na solução aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). O conflito se estende desde 1947, quando foi determinada a criação dos Estados, mas somente o israelense teve êxito.
Panorama internacional
Forças de Defesa de Israel dizem ter tomado controle de redutos do Hamas no norte da Faixa de Gaza
Comentar