As Forças Armadas da Rússia eliminaram na última semana na direção de Kherson até 505 militares da Ucrânia, além de equipamentos, informou na sexta-feira (10) o Ministério da Defesa russo.
O Ministério da Defesa também observou que 26 militares ucranianos se renderam como prisioneiros de guerra durante a semana nessa direção.
O ministério referiu que nas direções de Zaporozhie e Kupyansk, nas regiões de Kherson e Carcóvia, e na República Popular de Lugansk, foram repelidos na última cerca de 1.210 soldados ucranianos, seis tanques, 43 veículos blindados de combate, 31 carros e
21 canhões de artilharia de campo. O agrupamento de tropas Zapad (Ocidente) participou das operações, e as forças russas reforçaram suas posições, acrescentou o comunicado.
Segundo o Ministério da Defesa, nas direções a sul de Donetsk e de Krasny Liman, na República Popular de Donetsk, os efetivos russos, com a ajuda dos agrupamentos de tropas Vostok (Oriente) e Tsentr (Centro), rechaçaram 12 ataques e aniquilaram mais de 1.525 combatentes adversários. Foram ainda eliminados quatro tanques, 25 veículos blindados de combate, 42 carros, 14 peças de artilharia de campo, três lançadores múltiplos de foguetes, e um armazém de munições em Bogatyr, na República Popular de Donetsk.
"Na semana passada, as unidades russas repeliram 16 ataques inimigos. As perdas das Forças Armadas da Ucrânia foram contabilizadas em 1.590 militares mortos e feridos, três tanques, 14 veículos blindados de combate, 32 carros, 17 canhões de artilharia de campo e três lançadores múltiplos de foguetes", acrescentou a declaração, em referência à direção de Donetsk, na República Popular de Donetsk.
No total, durante a realização da operação militar especial, foram destruídos 533 aviões, 254 helicópteros, 8.791 veículos aéreos não tripulados, 441 sistemas de defesa antiaérea, 13.335 tanques e outros veículos blindados de combate, 1.183 lançadores múltiplos de foguetes, 7.040 peças de artilharia de campanha e morteiros e 15.175 unidades de veículos militares especiais ucranianos, resumiu.