Ao buscar alternativas para descobrir possíveis posições russas, militares ucranianos lançaram munições incendiárias de fragmentação e de fósforo branco na floresta, disse à Sputnik News um soldado da brigada de reconhecimento militar russa Dnepr.
"Fósforo [branco]. Eles usaram fósforo [branco]. Muitas vezes queimam a floresta para desmascarar as nossas posições para posteriormente convocar ataques de artilharia", explicou o soldado.
Segundo ele, as forças ucranianas disparavam frequentemente munições de fósforo branco contra a folhagem para ver se alguém tentava fugir da conflagração que se seguiu.
As forças ucranianas têm sido bastante ativas na utilização de munições incendiárias de fósforo branco ao longo deste ano, incluindo os projéteis de artilharia disparados por obuseiros D-30 e foguetes utilizados pelos sistemas de lançamento múltiplo BM-21 Grad.
"Eles queimam muito, antigamente existia uma reserva natural", ressaltou o militar.
Em janeiro, outro soldado russo também observou que as tropas ucranianas usaram projéteis de artilharia de fósforo branco na área de Artyomovsk, conhecida também como Bakhmut.