O Iraque assinou um acordo com a gigante de energia norte-americana ExxonMobil para finalizar sua saída do campo petrolífero West Qurna 1 e permitir que a PetroChina se torne a principal contratada do campo, segundo informou a Reuters.
"Estudamos o acordo de liquidação e o Ministério do Petróleo com a Basra Oil Company [BOC] acredita que a melhor opção é a PetroChina tornar-se o contratante principal de West Qurna 1", disse Hassan Mohammed, vice-gerente da Basra Oil e responsável pelos campos petrolíferos e rondas de licenciamento, acrescentando que a PetroChina deterá a maior participação no campo após a saída da Exxon.
Bagdá também assinou um "acordo de venda" que organiza as questões financeiras para finalizar o processo de aquisição da participação da ExxonMobil no campo petrolífero West Qurna 1 pela estatal iraquiana Basra Oil, disse Mohammed.
O acordo de venda inclui o compromisso de resolver em futuras negociações o valor fiscal que a ExxonMobil deverá pagar pela venda de sua participação no campo.
"A questão fiscal ainda não está resolvida e segundo o acordo de venda temos duas opções: chegar a um acordo fiscal ou recorrer à arbitragem", disse o executivo do BOC.
West Qurna 1, no sul do Iraque, é um dos maiores campos petrolíferos do mundo, com reservas recuperáveis estimadas em mais de 20 mil milhões de barris. Atualmente produz cerca de 560 mil barris por dia, disseram os funcionários de campo.