Panorama internacional

China e Paquistão conduzem manobras no mar da Arábia (VÍDEO)

Os dois países iniciaram os exercícios de uma semana no sábado (11), em que são testadas patrulhas marítimas conjuntas e operações antissubmarinas.
Sputnik
As Marinhas da China e do Paquistão estão realizando exercícios no mar da Arábia, informou nesta segunda-feira (13) a agência britânica Reuters.
As manobras começaram no sábado (11), em uma base naval em Karachi, no Paquistão, e terminarão na sexta-feira (17).
O Paquistão e a China enviam uma força-tarefa naval conjunta ao Porto Naval de Karachi para realizar grandes exercícios de guerra naval interoperáveis na área de responsabilidade do oceano Índico com combatentes de superfície e subsuperfície, aeronaves, sistemas de mísseis e drones, no mar da Arábia, intitulado Sea Guardians III.
Elas começaram nas águas e no espaço aéreo do norte do mar da Arábia, e terão patrulhas marítimas conjuntas pela primeira vez, comunicou na segunda-feira (13) o Diário do Exército de Libertação Popular (ELP) da China. As atividades incluem, ainda, operações antissubmarinas.
O evento ocorre na sequência do primeiro exercício naval entre a Rússia e Mianmar na história moderna, realizado de terça-feira (7) a quinta-feira (9) no mar de Andaman, na margem nordeste do oceano Índico, que os EUA consideram um de seus interesses de segurança global.
Além disso, na sexta-feira (10), os governos da Índia e dos Estados Unidos emitiram um comunicado em que foi expressa a preocupação sobre o conflito na Ucrânia e, também, o "compromisso forte em salvaguardar um Indo-Pacífico livre, aberto e inclusivo por meio de mecanismos como o Quad", grupo composto também pela Austrália e pelo Japão, altamente considerado como sendo direcionado contra a China.
Comentar