O consórcio russo de tecnologia Rostec está fazendo um grande sucesso no Dubai Airshow apresentando cerca de 200 unidades de equipamentos militares, civis e de dupla utilização na exposição.
"O Dubai Airshow é uma das principais exposições internacionais, onde tradicionalmente demonstramos as conquistas de nossa indústria de aviação", disse Vladimir Artyakov, vice-diretor-geral da Rostec, em um comunicado de imprensa. "Nossa participação nos dá uma oportunidade valiosa de interagir diretamente com potenciais parceiros e clientes do Oriente Médio."
Artyakov disse que este ano não é exceção, com a Rússia causando uma grande impressão com a apresentação da aeronave Ilyushin Il-76MD-90A(E), a mais recente modernização do avião de transporte pesado russo.
Ele notou que o avião "certamente atrairá a atenção dos visitantes", apontando que "esta é a primeira vez em quase 30 anos que uma aeronave desta classe está sendo demonstrada no exterior".
O Il-76, considerado o principal avião de transporte das Forças Armadas russas, é capaz de carregar três veículos blindados BMD – o que é suficiente para equipar um pelotão das Forças Aerotransportadas. Sem tripulações, pode transportar quatro veículos deste tipo.
Outro meio aéreo apresentado pela Rússia que merece destaque é a modificação do helicóptero de transporte Kamov Ka-32, o Ka-32A11M, com um sistema de combate a incêndios elaborado na Rússia, capaz de encher seus tanques com até quatro toneladas de água em menos de um minuto, e transportar até 400 litros de agentes geradores de espuma.
O helicóptero de ataque Kamov Ka-52 deve participar do programa de voo do show. Já na área de armas ligeiras, o evento contará com a estreia internacional de uma versão encurtada do fuzil de assalto AK-19 da Kalashnikov, capaz de disparar cartuchos de calibre 5,56 mm da OTAN.
Por último, mas não menos importante, o evento contará com uma apresentação pela Rússia do Izdelie 305E, uma versão de exportação do foguete guiado leve – um míssil ar-superfície que foi adotado pelas Forças Armadas da Rússia em 2022, e rapidamente se tornou uma das munições mais importantes usadas pelos helicópteros russos que operam na zona da operação militar especial na Ucrânia.
Míssil guiado multiuso leve LMUR, ou Izdelie 305E, durante a exposição do Fórum Internacional EXÉRCITO-2021 no Centro de Convenções e Exposições Patriot, foto publicada em 23 de agosto de 2021
© Sputnik / Ramil Sitdikov
Estes mísseis foram referidos pela inteligência militar dos países da OTAN como um fator importante de detenção das operações contraofensivas da Ucrânia neste verão europeu. Eles são equipados com uma ogiva de fragmentação altamente explosiva de 25 kg e projetados para eliminar veículos blindados inimigos, sistemas antiaéreos e outros alvos a distâncias de até 14,5 quilômetros.
O Dubai Airshow está funcionando de segunda (13) a sexta-feira (17) no Dubai World Center. O evento conta com mais de 1.400 expositores e mais de 180 aeronaves.