A operação, coordenada em parceria com o Ministério das Relações Exteriores russo, envolveu um Ilyushin Il-76 que decolou da capital egípcia.
Os evacuados serão transferidos para centros de acolhimento temporário, onde receberão alimentação e agasalhos. O Ministério para Situações de Emergência ressaltou que especial atenção será dada aos menores entre os evacuados.
Um segundo avião, programado para deixar o Cairo na terça-feira (14), transportará mais 99 russos, incluindo 43 crianças, que foram evacuados de Gaza para o Egito através da passagem fronteiriça de Rafah nesta segunda-feira (13).
O conflito entre Israel e Palestina foi reacendido em 7 de outubro, quando o braço armado do movimento Hamas matou 1,4 mil israelenses. Em resposta, as tropas do Estado judaico iniciaram a operação Espadas de Ferro, com bombardeamentos aéreos massivos sobre Gaza, matando mais de 11 mil pessoas.
Além disso, um grupo de brasileiros que deixou a Faixa de Gaza após semanas de negociações com Israel finalmente desembarca no Brasil nesta noite. Conforme informou o governo federal, já foi preparada uma operação de acolhimento com atendimento médico e psicológico, além da regularização de documentos.