O compacto equipamento, de dois metros de comprimento e 0,63 de diâmetro máximo, praticamente não emite ruído e produz 100 kW de energia elétrica.
Estes geradores são ideais para serem usados no espaço e nos submarinos, onde a ausência de ruídos é fundamental.
De acordo com a mídia, a China está considerando seu emprego em ambos os tipos de veículos.
Em uma demonstração recente, o protótipo chinês do motor Stirling, um tipo de motor térmico que opera por compressão e expansão produzindo uma conversão líquida de energia térmica em energia mecânica, produz uma potência revolucionária de 102 kW a uma temperatura da fonte de calor de 530 °C.
"A eficiência atual da conversão termoelétrica é de aproximadamente 28%. Com um fluído térmico mais quente que 600 graus, a eficiência poderia chegar a 34%", afirmou o professor Hu Jianying.
O sistema inovador consta de um motor Stirling termoacústico e um motor linear, acomodados em uma carcaça rígida.
O dispositivo converte o calor em ondas sonoras, que ressoam para formar uma onda sonora viajando, ou seja, oscilações geradas pela transferência de energia de um lugar para outro.
A onda sonora move o pistão de um gerador linear, produzindo corrente alternada.
Os propulsores deste tipo, por serem muito silenciosos e sem vibrações, tornam os submarinos quase imperceptíveis pelos sonares inimigos.