Panorama internacional

Terceiro grupo com 40 russos resgatados da Faixa de Gaza passa pelo posto de controle de Rafah

O terceiro grupo de cidadãos russos evacuados da Faixa de Gaza cruzou através da passagem fronteiriça de Rafah na fronteira com o Egito, nesta terça-feira (14), informou o departamento de Política de Informação do Ministério de Situações de Emergência.
Sputnik
O segundo voo ocorreu pela manhã, transportando 98 cidadãos russos que estavam na Faixa de Gaza, através do Egito até Moscou.
O primeiro grupo de russos repatriados de Gaza, com 70 pessoas, voou ontem da capital egípcia, Cairo, para a capital russa. Eles estão recebendo assistência médica e psicológica, bem como apoio jurídico, informou o departamento.
Panorama internacional
Moscou recebe os primeiros 70 russos refugiados de Gaza em meio ao conflito entre Israel e Hamas
O número de mortos nos ataques israelenses na Faixa de Gaza ultrapassou 11,5 mil pessoas, mais de 29 mil pessoas ficaram feridas. As vítimas israelenses mortas pelos ataques do Hamas ultrapassam 1,2 mil.
A Embaixada russa informou que durante a escalada do conflito, 20 russos foram mortos, dois foram feitos reféns e sete estão desaparecidos.
Segundo várias fontes, cerca de 150 israelenses podem estar mantidos em cativeiro pelo Hamas. O próprio movimento afirmou que existem cerca de 200-250 prisioneiros na Faixa de Gaza.

Guerra entre Hamas e Israel

A guerra entre Hamas e Israel se intensificou no dia 7 de outubro, quando o movimento lançou milhares de foguetes a partir da Faixa de Gaza e invadiu o território israelense por terra, em um ataque sem precedentes. Os militantes realizaram ainda uma incursão armada nas zonas fronteiriças do sul de Israel, causando cerca de 1,2 mil mortes de israelenses.
Em resposta, Tel Aviv mobilizou mais de 300 mil reservistas, além de iniciar ataques aéreos contra o território palestino. Em 28 de outubro, Netanyahu anunciou que as tropas entraram por terra em Gaza e avançaram para a segunda fase da guerra. O objetivo é destruir a infraestrutura do Hamas e localizar os mais de 240 reféns.
Muitos países já apelaram a Israel e ao Hamas para que cessassem as hostilidades e negociassem um cessar-fogo, além de uma solução de dois Estados como a única forma possível de alcançar uma paz duradoura na região.
O número de mortos nos ataques israelenses na Faixa de Gaza ultrapassou 11,5 mil pessoas, e mais de 29 mil pessoas ficaram feridas.
Comentar