Panorama internacional

'À beira do colapso': até fim do dia, cerca de 70% do povo em Gaza ficará sem água potável, diz ONU

As operações da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos no Oriente Médio (UNRWA, na sigla em inglês) na Faixa de Gaza estão à beira do colapso, nesta noite 70% da população não terá mais acesso à água potável.
Sputnik
Tal afirmação foi dada pelo comissionário-geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, na rede social X (antigo Twitter).
"Toda a nossa operação está agora à beira do colapso. Até o fim do dia, cerca de 70% da população de Gaza não terá acesso à água potável. Ter combustível apenas para os caminhões não salvará mais vidas. Uma espera mais longa custará vidas", ressaltou Lazzarini.
Mais cedo nesta quarta-feira (15), o responsável da UNRWA na Faixa de Gaza, Thomas White, disse que apenas metade de caminhão-tanque com combustível havia chegado à Faixa de Gaza, mas que as autoridades israelenses haviam restringido seu uso, permitindo que o combustível fosse usado apenas para transportar ajuda humanitária da passagem de Rafah.
Panorama internacional
Hospitais na região norte da Faixa de Gaza pararam de funcionar
Em 7 de setembro, o Hamas lançou um ataque sem precedentes contra Israel a partir da Faixa de Gaza. O Exército israelense relatou mais de três mil foguetes disparados do enclave e a incursão de dezenas de palestinos armados nas áreas da fronteira sul de Israel. Civis e militares israelenses foram tomados como reféns pelo Hamas e levados para Gaza.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Israel está em estado de guerra e ordenou uma convocação recorde de 360 mil reservistas.
Comentar