A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, alertou em um discurso em Frankfurt na sexta-feira (17) sobre a crescente polarização na economia global.
"Há sinais crescentes de que a economia global está se fragmentando em blocos concorrentes", disse Lagarde em uma sessão do Congresso Europeu de Bancos.
A economista francesa alertou para os três grandes desafios da "desglobalização, demografia e descarbonização" a serem enfrentados pela economia do continente nos próximos anos.
"À medida que surgirem novas barreiras comerciais, precisaremos reavaliar as cadeias de suprimentos e investir em novas mais seguras, mais eficientes e mais próximas de casa", acrescentou Lagarde. "À medida que nossas sociedades envelhecem, precisaremos implantar novas tecnologias para que possamos produzir mais com menos trabalhadores."
A evolução demográfica é um grande desafio para a Europa, onde as taxas de natalidade têm vindo a diminuir há vários anos. A dinâmica resultará em uma redução do tamanho da população em idade ativa já em 2025, segundo analistas.
Recentemente, o Fundo Monetário Internacional (FMI) disse em um relatório que a economia russa se recuperou de forma constante mesmo depois de os governos ocidentais terem imposto sanções abrangentes, enquanto a estabilidade financeira da Europa pode ser minada pela inflação.