Panorama internacional

Massa contra Milei: Argentina se prepara para saber quem será eleito presidente (VÍDEOS)

Argentinos vão às urnas neste domingo (19) para escolher novo presidente, com empate técnico e alta rejeição de ambos os candidatos. Quem vencer toma posse no dia 10 de dezembro para um mandato de quatro anos.
Sputnik
Ainda pela manhã, o atual presidente argentino, Alberto Fernández, chegou ao bairro de Puerto Madero, em Buenos Aires, para votar, e, segundo o La Nacion, declarou que o dia era de felicidade.

"É mais um dia em que nós, argentinos, escolhemos o nosso futuro. Devemos respeitar e cuidar muito bem da democracia. Que seja um dia de felicidade", previu o presidente após a votação. "Como estamos em período de 'vedação', não vou dizer mais nada", sublinhou Fernández na sua breve mensagem.

Na cidade de Río Gallegos, em Santa Cruz, a vice-presidente Cristina Kirchner não escondeu sua ansiedade sobre os resultados das urnas.

"Esperamos saber os resultados muito rapidamente", disse ela, salientando que "sempre vale a pena quando as pessoas se expressam" e acrescentando que conversou com Sergio Massa, candidato governista, ainda no sábado (18).

Apoiado pela irmã, o candidato Javier Milei passou alguns minutos para sair do veículo que o levava do hotel onde estava hospedado, no centro de Buenos Aires, até sua zona eleitoral. No meio de uma multidão que o cumprimentava eufórica, Milei afirmou que "somos fantásticos, somos muito bons".

"Fizemos todos os esforços possíveis. Agora, deixe as urnas falarem", destacou Milei após deixar a escola em que votou. "Estamos muito satisfeitos apesar da campanha suja do medo que nos fizeram. Agora é a hora de as pessoas se expressarem nas urnas. Há dias mais importantes que este", continuou o candidato. "Esperemos que amanhã haja mais esperança e não tanta decadência", acrescentou.

O candidato presidencial e atual ministro da Economia, Sergio Massa, disse que as eleições ocorreram normalmente e comemorou os 40 anos de democracia. Ele apelou à comunidade para ter "esperança" e falou, como durante toda a campanha, sobre a formação de "consenso".

"Queremos que, por isso, todos nós que intervimos no processo eleitoral assumamos total responsabilidade", sublinhou o candidato, que evitou fazer referência ao boato sobre a possibilidade de Horacio Rodríguez Larreta poder ficar à frente da Economia caso ele ganhasse a eleição para a presidência. "É um dia 'vedado' e gostaria que não violássemos a lei por causa da minha resposta a uma pergunta jornalística", disse ele.

"Depois do resultado, as prioridades terão que ser estabelecidas. Aguardemos o resultado com calma, com esperança e com otimismo de que o futuro da Argentina nos encontrará melhores e mais unidos", concluiu Massa.
Panorama internacional
Massa e Milei encerram campanha antes da eleição mais acirrada da história na Argentina
Comentar